Particularmente, acredito que o bouquet simboliza tudo de positivo e belo que a noiva deseja levar de si mesma para a nova vida que está começando no casamento. Não por acaso, cada vez mais o bouquet vem refletindo a personalidade da noiva. Atenta a esta tendência, a decoradora Sandra Lima produziu 4 sugestões de bouquets levando em consideração o estilo do vestido e até mesmo o tom da pele e do cabelo. Vamos ver?
As dicas foram divididas por estilos (despojada, clássica e moderna) e as fotos trazem modelos em vestidos, para ajudar a visualizar cada um dos conselhos. Mas já podemos adiantar o mais importante deles, e que vale para todas as noivas: o bouquet não tem que combinar com a decoração da festa e nem da igreja. Ele tem que combinar é com a noiva.
Uma noiva despojada que usará um vestido fluido, leve e bem esvoaçante pode apostar em um bouquet menos estruturado, o que garante a leveza do look e o impacto visual. Para a modelo, a proposta foi fazer um bouquet assimétrico, mantendo a forma clássica triangular e ao mesmo tempo agregando leveza com folhagens em vários tons de verde.
Se a noiva for mais clássica, com o vestido estruturado e saia com bastante volume, o ideal é que o bouquet seja um pouco menor se comparado ao anterior, mantendo a forma semicircular para não acabar competindo com o vestido. Para a modelo, foi feito um bouquet em dois tons de rosa e um toque muito leve do amarelo claro, para combinar com a pele morena e o cabelo escuro da noiva. O formato redondo e pequeno com acabamento em renda e cetim branco é clássico e combina com o formato do vestido escolhido.
Ainda temos as noivas clássicas que escolhem vestidos menos volumosos, mas ainda assim bem estruturados, que valorizam o contorno do corpo. Para esse tipo de vestido, o bouquet mais indicado teria um tamanho médio. Nas fotos com a modelo, o bouquet de tamanho médio segue o formato arredondado. As flores de destaques foram as orquídeas brancas, e o verde escuro da folhagem destacou a pele clara e cabelos loiros da modelo.
As noivas mais modernas optam por vestidos de formatos mais variados, muitas vezes desestruturados, assimétricos ou de cores diferentes do clássico branco ou off-white. Neste caso, elas podem optar por bouquets que sejam mais diferentes. Na foto, a modelo usou um vestidovintage, tendência super em alta, e em contraste foi criado um bouquet contemporâneo. Completamente estruturado com cipó, a escolha da forma foi a quadrada, formato fora do comum. Para finalizar de forma leve e marcante, as flores escolhidas foram o antúrio verde e a orquídea.
Dicas para escolher as cores do bouquet:
As cores das flores e dos adereços do bouquet podem variar conforme o local, horário e até época do ano. Casamentos diurnas na primavera, por exemplo, pedem um bouquet bem colorido e em tons pastéis. Já à noite, as noivas podem abusar ainda mais das cores e misturas. No outono, são usadas cores em tons mais escuros, como o rosa envelhecido para o dia e os tons de roxo e Bordeaux para a noite.