Antes de mais nada, todo mundo já ouviu falar sobre a formatura ou colação de grau, né? Mas você sabe de onde essa comemoração surgiu? Foi nas universidades medievais de Paris que esse evento nasceu, com o intuito de entregar aos alunos da graduação um “testemunho de habilidade”.
Até hoje esse objetivo não é muito diferente e a cerimônia simboliza a transição do estudante para o profissional, momento que muitos estudantes começam a enfrentar suas primeiras responsabilidades da vida adulta. E como uma boa comemoração tradicional é marcada por diversas tradições.
Porém, durante a pandemia do COVID-19 essa comemoração, como todas as outras, teve que ser adiada e, atualmente, o mercado de festas e eventos vem retornando ao seu espaço com toda a força. Derivado disso, todos os que se formaram durante a pandemia estão comemorando suas conquistas e o fim do período da faculdade atrasado.
Uma vez que, a colação de grau é uma cerimônia obrigatória para receber o título de bacharel ou licenciado, se tornando assim profissional da área cursada. Para esse momento o estudante tem a opção de ter alguns convidados a sua escolha para prestigiá-lo e para estar ao seu lado nesse dia único. Assim, mesmo com o passar dos anos essa tradição não mudou, como tantas outras na comemoração da formatura.
Quer descobrir quais outros legados essa festa carrega? Então confere aí!
1. Uso da beca
A beca é, praticamente, um grande manto preto que cobre o corpo todo e é a vestimenta oficial das formaturas. Indispensável para esse grande momento, essa tradição teve origem nas roupas usadas pelos magistrados franceses, que tinham o costume de usar trajes diferentes para ocasiões especiais.
Já, posteriormente, foi levada para o ambiente acadêmico e, nesse contexto, adotada para que os formandos se diferenciassem dos demais convidados usando algo especial e simbólico.
2. Chuva de capelos
Ainda assim, falando nas vestimentas, há o famoso chapéu que os formandos usam, seu nome verdadeiro é capelo e é uma peça super importante para compor o traje de formatura.
No fim da cerimônia formal há a famosa chuva de capelos. Muito vista nos filmes e que também acontece na vida real, sendo muito esperada pelos formandos! Marca a finalização da cerimônia e, consequentemente, da fase estudantil. O ambiente vira uma grande festa com muitos chapéus para o alto, palmas e comemorações. Uma vibe meio High School Musical, né?
3. Juramento
Durante a cerimônia há um tanto de formalidades e, dentre elas, o juramento. Normalmente é feita por um aluno escolhido, conhecido como juramentista e os demais alunos acompanham repetindo as frases.
É através do juramento que o formando promete cumprir e exercer sua profissão de maneira correta e ética. É assim que honra-se o diploma, proferindo compromisso e responsabilidade com a profissão.
4. Festa pós cerimônia
Bom, toda essa comemoração de formatura não poderia acabar sem uma festa, né? E é assim que existe a tradição de fazer uma grande festa após a cerimônia tradicional, para marcar essa conquista e, também, curtir o momento especial.
Diferente da formalidade da colação de grau, a festa é um momento para relaxar, sem tantas regras e padrões. Dessa forma, os bailes de formatura no Brasil são muito aclamados e tornam-se uma festividade de proporção muito grande, esperados pelos formandos para reunir amigos e familiares para aproveitar e, muitas vezes, retribuir o carinho.
Já imaginou, como convidado, além da diversão da festa, ainda receber uma lembrancinha linda e memorável? Ou, como formando, poder entregar para as pessoas mais importantes da sua vida algo que as faça lembrar desse dia eternamente? Temos muitas opções de chinelos personalizados, necessaires personalizadas e bolsas também para estampar esse dia mais que especial. É um mimo que fica em nossos corações.