No entanto, na hora de bater o martelo, o que não faltam são dúvidas. Por isso, segue um pequeno guia recheado de dicas que vão ajudar você a escolher o modelo ideal para o grande dia!
NOIVA ALTA:
As noivas altas podem escolher entre um maior número de opções, já que quase tudo cai bem. Elas também podem ser mais ousadas e apostar em modelos com recortes diferentes: a gola no estilo do vestido usado pela princesa Grace Kelly é uma boa pedida. Agora, se o noivo não for tão alto e você quiser parecer mais baixa; “Escolha um modelo que tenha detalhes na horizontal, como listras ou faixas de renda, e, claro, não exagere no salto”. O véu longo também pode ajudar na hora de disfarçar a altura.
NOIVA BAIXA:
As noivas baixas têm menos opções e, devem priorizar os modelos inteiriços e sem recortes. “A modelagem imperial valoriza os seios e deixa um aspecto mais longilíneo, já que a saia soltinha começa logo abaixo do busto”. Outra dica é prestar atenção ao comprimento da peça. “O vestido deve estar quase arrastando no chão e nunca deixe o sapato ou calcanhar aparecer”.
Os modelos com detalhes na vertical, como decotes profundos e bordados, também são uma boa aposta. O salto deve ser alto, mas você não pode esquecer do conforto. A última dica é evitar os modelos longuetes.
NOIVA MAGRA:
As noivas magras, assim como as altas, podem ousar mais. Os modelos com detalhes que conferem volume à silhueta, como aplicações, bordados e babados, são ótimas opções. O decote canoa e saias volumosas. “Para aumentar os seios, recorra ao bojo e não deixe de realçar a cintura”
NOIVA CHEINHA:
As noivas gordinhas devem tomar cuidado com o volume, por isso, moderar no brilho e evitar detalhes como babados é regra. “O tecido deve desenhar o corpo sem marcar demais. Recortes diagonais e drapeados são ótimos para disfarçar os excessos”. As saias retas, os decotes em “V” ou “U” e as mangas mais soltinhas também favorecem as gordinhas. “Caudas longas e saltos altos ajudam a criar um efeito mais longilíneo”.
NOIVA COM CORPÃO:
As noivas “gostosonas” precisam tomar cuidado para que o vestido não as deixe parecendo gordinhas. Por isso, é melhor deixar os detalhes, como babados e bordados, de lado. “A modelagem deve ser impecável para realçar as curvas perfeitas da noiva”. Alerta: “Mesmo que você tenha um corpo lindo, não vale querer um vestido curto, justo e com fendas e decotes profundos. O ideal é valorizar apenas um ou dois atributos”.
NOIVA COM BRAÇO GORDINHO:
As noivas com braços gordinhos devem esquecer o já tradicional tomara-que-caia, assim como as mangas muito curtas e justas. “Mangas soltinhas são uma boa opção, assim como as compridas, feitas de renda bem fechada. Mesmo que for transparente, ajuda a esconder o braço gordinho e ainda fica charmoso, como o vestido da princesa Kate Middleton”. Já uma boa solução é usar um casaqueto curtinho acoplado ao vestido.