Como diminuir minha dor de cabeça para criar minha lista de convidados???
Meninas, do nosso ponto de vista, a criação da lista de convidados é a tarefa mais difícil de todo processo da sua festa de casamento ou de 15 anos (debutante).
Convido aquele primo que mora nos EUA e que não vejo há tempos?
Chamo meu tio de terceiro grau que não tenho contato desde pequena?
Meus pais vão ficar chateados com minhas decisões?
Vamos tentar nesse post com base em três dicas, esclarecer alguns pontos importantes para que no momento da construção da lista de convidados, a dor de cabeça seja minimizada.
Liste tudo que vem à mente quando iniciar os preparativos. Sítio, salão, buffet, banda, balada, bebida, enfim, tente sonhar com o máximo de possibilidade possíveis.
Nessa reflexão, tente pensar em quem você sempre quis na festa, todos seus familiares? Todos seus amigos? Colegas de trabalho? Família distante? Enfim, liste todos no primeiro momento.
Ao final desta parcial, a qual haverá 100% das pessoas que você poderia convidar, você obterá uma quantidade geral para começar a tomar decisões. Principalmente com relação ao porte de sua festa de casamento, pequena, média ou grande.
Casamento não é um evento barato, portanto, assim que for definido o tamanho do seu evento, coloque no papel o quanto em média o casal dispõe para investir.
Neste momento, já temos o número inicial de convidados (geral) e também o orçamento que podemos gastar. Agora é hora de fazer um encaixar no outro (tarefa quase que impossível rs!). Porém, tenha em mente que sempre achamos o ponto de equilíbrio nessa conta.
Geralmente aí, começamos com a eliminação de convidados, com os critérios pessoais de cada um, listemos alguns:
• Chamar pessoas da família por educação, ou amigos que temos contato diário?
• Se chamar uma tia por exemplo, obrigatoriamente chamo seus filhos? Mesmo não tendo contato?
• Abro a lista parra meus pais e meus sogros convidarem amigos?
• Convidamos namorado(a)s de amigos solteiros?
• Convidamos colegas de trabalho?
• Convidamos amigos ou familiares que tendem a fazer cenas desagradáveis nestes momentos?
Algumas pessoas na empolgação, acabam não planejado tão bem suas datas de casamento, tendo, portanto, uma grande taxa de desistência por parte de seus convidados. Fique atenta. É claro que sempre terá um ou outro que não irá comparecer por motivos x ou y, porém é necessário pensar no geral. Alguns critérios que utilizamos para ajudar:
• Que dia cai da semana? Meus convidados estarão dispostos?
• Qual horário e local da cerimônia? Os convidados terão condições de se deslocar até lá dentro da normalidade esperada?
• A época é de férias?
• Emenda de feriado prolongado?
• O local é acessível e de fácil locomoção?
Enfim, quando começamos a refletir sobre esses pontos, diminuímos e muito nossa chance de erro e nos aproximamos ainda mais do sucesso.
Lembre-se de convidar sempre 10 a 15% a mais da lista inicial, pois SEMPRE há taxa de não-comparecimento.
É claro que cada casal tem suas particularidades, e não há uma regra em específica para a criação da lista. O importante é tentar tomar decisões baseadas em gostos pessoais e racionais. Além disso, entenda que a lista ao longo do tempo SEMPRE muda! Espero que tenhamos ajudado. Boa sorte!!!