De certo, você já ouviu falar sobre o Outubro Rosa, né? Esse foi o mês e a cor escolhida para falar com maior abrangência e autonomia sobre o câncer de mama e, o mais importante, para conscientizar as mulheres sobre esse tema. Já que, infelizmente, o câncer de mama representa mais de 20% dos novos casos de câncer por ano.
1. A data
A campanha do Outubro Rosa é promovida anualmente e tem o propósito de propagar informações e conscientização sobre o câncer de mama. Durante todo o mês é feita uma divulgação com maior intensidade do que o restante do ano, para a causa ganhar visibilidade e acessos.
Dessa forma, quanto maior o número de pessoas saibam sobre o assunto, maior o número de acessos aos diagnósticos precoces e tratamentos com real eficiência.
2. Objetivo/Conscientização
Obviamente, a principal finalidade da campanha do Outubro Rosa é a conscientização, por isso que o mês todo leva destaque, quanto mais se fala, mais pessoas são atingidas. E, dessa maneira, mais mulheres têm acesso a um diagnóstico de prevenção.
3. Prevenção
A prevenção vem, principalmente, de um diagnóstico precoce, ou seja, descobrir a doença em sua fase inicial. E, isso é muito possível e necessário para conseguir um tratamento eficaz e com bons resultados, é preciso prestar atenção aos detalhes e estar com os exames sempre em dia.
4. Autoexame
Durante o Outubro Rosa ouvimos muito sobre o autoexame, além dos exames clínicos, o autoexame é uma etapa de forte importância na prevenção. Ele deve ser feito periodicamente, assim, estaremos sempre atentas à prevenção. Apesar de não substituir o exame clínico, é fácil e rápido de realizar. É sobre você mesma estar atenta aos detalhes do seu próprio corpo.
Se toque e previna-se!