QUAL É O MELHOR MÊS PARA FAZER O SEU CASAMENTO?
QUAL É O MELHOR MÊS PARA FAZER O SEU CASAMENTO?
Este é o mês mais querido, mais disputado já conhecido como tradicional. Tanto que algumas igrejas e salões de festa pedem uma reserva antecipada de 50% do valor para reservar a data e possuem lista de espera de mais 12 meses!
Maio, no Brasil, é o mês mais querido. Mas o calendário dos casamentos envolve o ano todo. Cada mês tem seu diferencial e todos os pontos devem ser levados em consideração no momento de escolher a data perfeita para casamento.
Para quem anda em dúvida, não leve em consideração tanto o tradicional, mas muito mais o clima de sua cidade, a época em que seu bolso está mais farto.
POR QUE MAIO É O MÊS DAS NOIVAS?
A cultura brasileira, é um variado de diversos costumes de sociedades mundo afora, agregou o mês de maio como o mês das noivas. Não se sabe ao certo quando esse costume começou. Dizem alguns livros que possivelmente roubamos esta tradição dos nórdicos, que celebram em maio a chegada das flores e por isso a data é mais querida para casamentos.
Para os religiosos, acredita-se haver relação entre maio ser o mês da Mãe Maria, já que nosso país é católico em suas raízes de descobrimento.
– Janeiro:
Positivos: É um mês pouquíssimo procurado para casamentos, por isso muitos prestadores de serviço estão mais dispostos a dar descontos maiores para quem escolher esse mês. Se o casal tem muitos convidados de outros estados, esse é o mês que as pessoas estão mais dispostas a viajar
Negativos: O começo do ano é a época mais quente do ano.
– Fevereiro:
Positivos: As flores tropicais estão em sua melhor fase.
Negativos: Muitos convidados podem estar viajando. É preciso ter atenção para não marcar na semana do carnaval ou que antecede.
– Março:
Positivos: Em março o clima já é mais ameno e confortável. É um mês muito bom para decoração bastante florida.
Negativos: As chuvas no fim de tarde ainda assustam muitos casais. É fundamental ter um plano B para casamentos ao ar livre.
– Abril:
Positivos: Não é calor, nem frio. Perfeito para cerimônias ao ar livre.
Negativos: A oferta de flores já não é tão grande, e por isso os preços começam a subir. Nada que um planejamento não resolva.
– Maio:
Positivos: O “mês das noivas “, que era tão concorrido antigamente.
Negativos: As flores estão valorizadas por conta do dia das Mães.
– Junho:
Positivos: É um mês pouco concorrido e os noivos podem barganhar descontos. O frio se aproxima e os buffets podem servir vinhos.
Negativos: Frio.
– Julho:
Positivos: Geralmente é o mês mais frio do ano. Os convidados se vestem com mais elegância.
Negativos: É o mês de férias escolares. Muitas famílias viajam nessa época. É preciso convidar com antecedência seus convidados.
– Agosto:
Positivos: É um mês com poucos casamentos. E sabe por quê? Superstição. Acredita? Dizem que quem se casa em agosto tem azar na relação. É hora de pechinchar.
Negativos: Se você realmente acredita em superstição passe longe desse mês.
– Setembro:
Positivos: A primavera começa em setembro. Existe um clima romântico no ar.
Negativos: É um mês bastante concorrido.
– Outubro:
Positivos: É o auge da primavera e os lírios estão com preços bem acessíveis. O frio, definitivamente, já deu adeus e não chove tanto. Bom para casamentos ao ar livre.
Negativos: Se procura uma lua de mel mais tranquila, é bom fugir do feriado de 12 de outubro. Muitas famílias viajam nessa semana por conta da emenda com o dia dos professores.
– Novembro:
Positivos: Muitos recebem a primeira parcela do décimo terceiro, que vai aliviar o bolso perto do grande dia.
Negativos: Calor e chuva estão presentes nessa época. É um mês com dois feriados nacionais e isso pode atrapalhar a programação com fornecedores e convidados.
– Dezembro:
Positivos: O clima de festa está no ar e as pessoas estão mais felizes e animadas.
Negativos: É um mês bastante concorrido. As datas se esgotam rápido nas duas primeiras quinzenas do mês.