Tradição de Casamento

Escrever na barra do vestido:

 

       Chegou o dia tão esperado, o do seu casamento! E neste dia especial, que tal compartilhar essa alegria com as amigas solteiras ou aquelas que precisam apenas de ‘sorte’. Já ouviu falar em uma tradição ou superstição bem curiosa? É só escrever os nomes de todas elas na barra do vestido!

       Fazer isso é uma brincadeira tradicional que alegra o grande dia. Você já deve ter visto noivas que colocam os nomes em papéis, corações ou simplesmente bordam o nome das amigas na barra. Não dá trabalho nenhum, viu? Mas haja amiga para partilhar esse momento

 

IMG_4805 (1)

 

 

Seria só uma tradição ou superstição?

 

       Seja o que for, é melhor não duvidar. Provavelmente dá certo, já que a moda conquistou várias adeptas e também várias formas de serem executadas aqui no Brasil. A tradição é baiana, mas não sabemos a sua origem de fato. Porém, acredita-se que colocando os nomes das amigas na barra trará muita sorte para que elas também encontrem alguém especial, ou aquela forcinha para as que já estão comprometidas e que sejam muito felizes no casamento!

 

       Em geral, a maioria dessas superstições está ligada à sorte e à felicidade que os noivos terão após a cerimônia. Por outro lado, alguns rituais estão associados ao futuro dos convidados, e sempre vale a pena incluir esse tipo de tradição no matrimônio, a fim de aumentar a interação com os amigos e tornar o casamento ainda mais emocionante e divertido.

 

       Então, vamos dar aquela mãozinha para as melhores amigas? Só fica solteira quem quiser! E não importa a quantidade de nomes, já que a barra do vestido costuma ser bem grande. Pelo costume, deve-se colocar na parte da frente da barra.

 

Ideias-para-o-casamento-barra-do-vestido-fonte-agência-Ua

 

       Há diversas ideias que podem inspirar na hora da brincadeira. Se você quiser escrever os nomes na barra, basta apenas uma caneta esferográfica da cor preta. E pela tradição tem que ser preta, viu?

 

       Há noivas que até bordam os nomes das amigas. Aqui, vale aquele bordado simples, com tons claros, para que não fiquem aparentes no tecido do vestido. Fica lindo! Mas se a peça for alugada ou você tem medo de estragá-la, pode escrever em etiquetas, fitas adesivas, fitas de cetim ou alguma ideia que achar interessante, e…. é só fixar na barra. Ah, você também pode pedir para que cada amiga escreva seu nome em um pedacinho de fita branca para colocar os nomes presos com alfinetes ou um pontinho de costura simples no próprio dia do casório.

 

       Se a noiva estiver disposta a investir um pouco mais na brincadeira, é possível, ainda, procurar uma costureira e encomendar a confecção de uma pequena sacola para ficar presa no traje do casamento. Nesse caso, os nomes das convidadas são colocados dentro da bolsinha, que ainda fica de lembrança do “grande dia”. Legal, não?

 

       Mas se você quer garantir um pouco mais a sorte da sua amiga, vale pendurar medalhinhas de Santo Antônio junto com as fitinhas. Vai que o santo casamenteiro dá aquela força, não é?
Sendo simpatia ou não, o que vale é a brincadeira!